Tipos de Extintores de incêndio

Procura por uma empresa que forneça extintores de incêndio? A Come Fogo trabalha com esses equipamentos de combate a incêndio sempre com qualidade e segurança. Mas, afinal, você sabe quais são os tipos de extintores de incêndio que existem? Sabe para que serve cada um deles? Fique de olho neste conteúdo até o fim para descobrir.

Os tipos de classificação de incêndios

O fogo, como sabemos, se alastra de forma rápida e, por isso, é imprescindível que o controle das chamas seja feito de forma adequada, evitando assim maiores danos. Foram desenvolvidos, para isso, alguns tipos de extintores de incêndio e a Come Fogo reuniu todos eles neste conteúdo, mas antes é importante saber que os incêndios também são classificados em alguns tipos, são eles:

Extintores de Incêndio Classe A

Os de Classe A são para os incêndios classificados como A que são causados por materiais sólidos, como papel madeira, tecidos, algodão, madeira e etc. A principal características deste tipo de fogo é deixar resíduos como carvão e cinzas, por exemplo.

Extintores de Incêndio Classe B

Os incêndios de classe B são causados por materiais líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se tornam líquidos. Para exemplificar melhor, podemos citar a gasolina, querosene, óleo, parafina, tintas e graxas.

Extintores de Incêndio Classe C

Quando se diz que um incêndio é de tipo C, é porque existe o envolvimento de equipamentos elétricos que estejam com energização. Podemos exemplificar com geradores, quadros e cabos de força, transformadores, computadores e etc.

Extintores de Incêndio Classe D

Estamos agora, nos incêndios classificados como D, que diz respeito a fogos causados por metais pirofóricos, ou seja, os metais que em partículas finais podem entrar em combustão muito fácil, como o zinco, titânio, urânio e lítio.

Extintores de Incêndio Classe K

Os incêndios que são colocados na categoria K ocorrem com incidência de óleo de cozinha e gorduras. Para esses tipos, é importante ressaltar que acontecem normalmente com fritadeiras, grelhas, assadeiras, frigideiras e equipamentos que podem receber essas substâncias em altas temperaturas.

Tipos de Extintores de Incêndio

Quais os tipos de extintores de Incêndio?

Agora que você já sabe quais são as classificações dos tipos de incêndios, vamos apresentar os diferentes tipos de extintores de incêndio.

 

Extintor de CO2

Este equipamento é ideal contra incêndios de classe A, B e C em substâncias inflamáveis, fiações e equipamentos elétricos.

 

Extintor de água

Para estes tipos de extintores de incêndio o ideal é que sejam usados em casos da classificação A, envolvendo madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos e fibras orgânicas.

Extintor de pó químico

Já esse tipo de extintor é contra incêndios classe B, onde envolvem apenas líquidos inflamáveis.

 

Extintor de espuma

Já os extintores de espuma são ideais para incêndios classe A e B que envolvem líquidos inflamáveis e materiais sólidos.

Afinal, o que é um extintor de incêndio? Tipos de Extintores de incêndio

Afinal, o que é um extintor de incêndio?

Você já leu este conteúdo até aqui, conhece os tipos de extintores de incêndio e a classificação de cada um, mas afinal, o que é um extintor? Segundo a NBR 12693 - Sistemas de Proteção por Extintores de Incêndio, é um aparelho manual utilizado com a finalidade de combater princípios e focos de fogo que possui um determinado agente extintor para certos tipos de incêndios.

Os projetos de combate a incêndio devem considerar, em sua fase de confecção, alguns requisitos baseados na norma que são:

  • Área e classe de risco de acordo com a área a ser protegida;
  • Origem ou natureza do fogo;
  • Agente ou tipo de extintor a ser utilizado para o combate do fogo;
  • Capacidade de extinção do aparelho extintor;
  • Distância que o usuário do equipamento deverá percorrer para levá-lo até o local de princípio do incêndio.

Onde instalar os extintores de incêndio?

É importante estar atento ao local de instalação dos extintores. Sempre colocá-los em locais que o acesso ao fogo não seja bloqueado pelas chamas e devem ser devidamente sinalizados de forma a facilitar ao máximo sua identificação pelo usuário. Os extintores também não devem ficar em locais abertos que tenham contato direto com o sol, chuva e vento por exemplo. Além do mais, sua remoção não pode ser dificultadas, portanto, na hora de instalar não é recomendado colocá-lo em estruturas para protegê-lo como abrigos e suportes, por exemplo.

Onde encontrar extintores de incêndio?

Agora que você já sabe quais são os tipos de extintores de incêndio, está na hora de proteger sua empresa ou seu ambiente contra incêndio. Então, não perca tempo, conheça a Come Fogo é uma empresa de equipamentos contra incêndios que atua na cidade de Ribeirão Preto e também no Estado de São Paulo. Quer conhecer mais sobre os tipos de extintores de incêndio? Entre em contato conosco através do WhatsApp ou preencha o formulário abaixo com sua dúvida e um de nossos especialistas irá falar com você.