Você sabe como evitar incêndio no ar condicionado? Todos os ambientes, sejam eles empresas, indústrias, escritórios e até mesmo dentro dos ambientes residenciais, quando há um ar-condicionado, os cuidados precisam ser dobrados para não acontecer incêndios. 

Existem algumas medidas a serem tomadas para evitar incêndios neste tipo de equipamento. Afinal, sempre é bom se lembrar de que o ar condicionado é um aparelho elétrico e, como tal, sempre há um risco de incêndio. Por isso, é importante tomar as medidas de precaução.

Manutenção é o primeiro passo

Quem busca entender precisa ter em mente que a manutenção do equipamento é fundamental, assim como em qualquer outro. Esta manutenção precisa ser regular e isto inclui a limpeza do filtro de ar e verificar se há algum problema com o aparelho.

 

Sem sobrecarga e bloqueio

Outra dica para saber como evitar incêndio no ar condicionado é não sobrecarregar o equipamento. Para saber sobre isso, basta verificar se o aparelho está dimensionado adequadamente para o tamanho da sua sala ou ambiente. Além do mais, não bloqueie as saídas de ar do aparelho, pois isso pode causar superaquecimento e aumentar o risco de incêndio. Outra dica importante sobre como evitar incêndio no ar condicionado é não cobri-lo  com objetos ou tecidos. Isso também pode causar superaquecimento e aumentar o risco de incêndio.

O que mais fazer para evitar incêndio no ar condicionado?

Quem está neste conteúdo buscando dicas de como evitar incêndio no ar condicionado, entenda que uma delas é bem simples e pode até parecer boba, mas ajuda bastante. Trata-se de desligar o aparelho quando não estiver em uso, ajudando a reduzir o risco de incêndio, além de também economizar energia.

Outra coisa é prestar atenção e dar foco para a instalação de detectores de fumaça no ambiente onde o ar condicionado está instalado. Isso pode ajudar a detectar um incêndio no início e permitir que você tome medidas para apagar o fogo antes que ele se espalhe.

Outro detalhe é que sempre se deve certificar se o aparelho está instalado de acordo com as instruções do fabricante. Isso inclui seguir todas as medidas de segurança e usar apenas peças e acessórios recomendados pelo fabricante.

Dica bastante importante é não usar este tipo de equipamento para secar roupas ou outros objetos. Isso pode causar superaquecimento e aumentar o risco de incêndio.

Como apagar incêndio de equipamentos elétricos ?

Se você suspeitar de um incêndio em um equipamento elétrico, é importante tomar medidas imediatas para tentar apagar o fogo e minimizar os danos, além de sempre entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros.

Para além de chamar quem entende do assunto e pode apagar o fogo com segurança, uma das coisas que podem ser feitas é desligar a fonte de energia do equipamento. Se você não souber como fazer isso, desligue a energia elétrica na caixa de disjuntores ou no interruptor principal.

Também é importante usar um extintor de incêndio para tentar apagar o fogo. Certifique-se de que o extintor esteja carregado e pronto para uso antes de utilizá-lo. Se por acaso o equipamento não for suficiente para apagar o fogo, saia imediatamente do ambiente e chame os bombeiros. Não tente apagar o fogo se você não se sentir seguro ou se o fogo estiver fora de controle.

Se o fogo for apagado, desligue o equipamento elétrico e deixe-o desligado até que um técnico qualificado possa verificar o aparelho. Não ligue o equipamento novamente até que ele tenha sido revisado e esteja seguro para uso.

Tenha equipamentos com garantia de segurança

Se você deseja saber como evitar incêndio no ar condicionado, primeiramente é importante contar com um fornecedor de equipamentos de qualidade, como a Come Fogo, com anos de experiência na fabricação e distribuição de equipamentos de combate ao fogo. 

Entre em contato e fale imediatamente com o time de vendas da empresa, tire suas dúvidas e solicite seu orçamento.