Você quer saber tudo sobre o extintor com água pressurizada? Neste conteúdo, vamos te explicar, de uma vez por todas, tudo sobre este tipo de extintor, como ele funciona e quais os cuidados na hora de sua utilização. 

É sabido que os extintores de incêndio são indispensáveis para combater o fogo. Mas, muitas pessoas têm dúvidas sobre este equipamento, justamente por ele ser disponibilizado em vários tipos no mercado, além de serem separados por categorias que determinam o tipo de incêndio que o agente extintor é capaz de combater. Ou seja, os modelos têm aplicações específicas para cada tipo de material.

 

Leia também: Veja porque cada tipo de incêndio deve ser apagado com um extintor diferente

Como funciona o extintor com água pressurizada?

O extintor de água pressurizada é responsável por atuar diretamente no combate a incêndios Classe A, conhecida por englobar todos os tipos de materiais sólidos, como por exemplo:

  • Tecidos;
  • Estofamento;
  • Papel;
  • Madeira;
  • Sólidos em geral.

 

O extintor de água pressurizada é bastante eficiente quando aplicado diretamente sobre as chamas. Por conta disto, este modelo de extintor de incêndio é item obrigatório em grande parte das edificações comerciais, industriais e residenciais. 

Isto tudo porque o extintor de água pressurizada tem a união da praticidade e do fato de que a água presente no equipamento tem capacidade para agir diretamente e resfriar o fogo, fazendo com que o fogo se abafe de forma mais rápida.

Por estas razões, o extintor de água pressurizada precisa estar sempre com a manutenção em dia, garantindo o pleno funcionamento do equipamento em casos de incêndios. 

Quais são os tipos de extintores?

Além de conhecer mais sobre o extintor de água pressurizada, é importante ver sobre os demais tipos de extintores.

Para entender porque cada tipo de incêndio deve ser apagado com um extintor diferente é importante conhecer cada um dos modelos existentes desses equipamentos, vamos lá?

Existem os Extintores CO2, ideais contra incêndios de classe B e C. Os extintores de água, por exemplo, são eficazes em casos de classificação A e os extintores de pó químico são recomendados contra incêndios de classe B. Existem ainda os extintores de espuma que são necessários em incêndios classificados como A e B. Existem ainda os extintores de pó químico, que atendem as classes A, B e C.

Cuidados com a utilização do extintor com água pressurizada

Apesar de tamanha eficácia, a utilização do extintor de água pressurizada necessita de alguns cuidados. 

É importante frisar que este tipo de extintor seja utilizado apenas em incêndios Classe A e sobre os elementos certos, pois, do contrário, é bem possível que o agente cause efeito reverso e piore, ainda mais, a situação. 

Quando se trata de equipamentos elétricos, por exemplo, a água deve conduzir mais energia e espalhar as chamas de maneira ainda mais agressiva e perigosa. 

Onde encontrar extintores de incêndio?

Agora que você já sabe mais detalhes sobre o extintor de água pressurizada, o melhor a se fazer é comprar extintor de incêndio com uma empresa que seja especializada na venda de equipamentos de combate ao fogo. 

Então, não perca tempo, conheça a Come Fogo, empresa de equipamentos contra incêndios que atua na cidade de Ribeirão Preto e também no Estado de São Paulo. Quer conhecer mais sobre os tipos de extintores de incêndio? Entre em contato conosco através do WhatsApp ou preencha o formulário abaixo com sua dúvida e um de nossos especialistas irá falar com você.