Quer entender tudo sobre iluminação de emergência para prédios? Deseja saber, de uma vez por todas, onde encontrar este tipo de sistema? Então siga lendo este conteúdo até o fim para não ter mais dúvidas.
Se você busca saber tudo sobre iluminação de emergência para prédios, é preciso, primeiramente, saber o que é este sistema, que de acordo com a ABNT NBR 10898 (1999), se define como a “Iluminação que deve clarear áreas escuras de passagens, horizontais e verticais, incluindo áreas de trabalho e áreas técnicas de controle de restabelecimento de serviços essenciais e normais, na falta de iluminação normal.”
Além do mais, é importante ressaltar que um sistema de iluminação de emergência para prédios é de uso obrigatório em condomínios residenciais ou comerciais e precisam do laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, atestando que tudo está dentro das conformidades, seguindo, à risca, todas as normas de segurança.
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros trata-se de um documento que atesta a vistoria realizada no local, em relação à conformidade com as regras de segurança e prevenção de incêndio.
É importante saber que o Laudo AVCB é um dos principais documentos que devem ser providenciados pelas empresas e estabelecimentos para que a regularização do alvará de funcionamento seja emitido e esteja sempre regularizada e isto também serve para prédios, tanto comerciais quanto residenciais. Então, além de analisar outros requisitos, o laudo AVCB também atestará que está tudo certo com o sistema de iluminação de emergência para prédios.
A Come Fogo está sempre atenta a todos os detalhes que precisam ser levados em consideração para emissão do Laudo AVCB.
Leia mais: Como prevenir incêndios em prédios comerciais e residenciais?
Claro que este conteúdo visa discutir sobre iluminação de emergência para prédios e suas especificidades, mas é sempre importante reforçar que um sistema tão importante como o de iluminação também é recomendado em outros ambientes como: escadas de serviço, saídas de emergência, elevadores, teatros, cinemas, escolas, hotéis, shoppings e outros lugares que aglomerem uma quantidade maior de pessoas e que possam acontecer imprevistos e causar tumultos.
Para que se tenha máxima segurança e eficácia, conte sempre com a Come Fogo, empresa que há quase 40 anos atua com equipamentos de combate ao fogo.
O Sistema de Iluminação de Emergência pode ser do tipo autônomo, onde cada unidade (luminária) possui sua própria bateria e sistema de carregamento, ou pode ser por uma Central de Iluminação de emergência onde todas as luminárias são ligadas na central, que terá um conjunto de baterias interligadas e um sistema para monitoramento e carregamento das mesmas.
Claro que tudo irá depender do seu projeto, ou seja, do documento que aponta as ações adotadas em determinada construção para garantir a segurança das pessoas contra incêndios no local.
Ele define os espaços e sistemas da edificação para evacuar quem estiver no ambiente de forma rápida e eficaz em casos de emergência, além de iniciar imediatamente o combate ao fogo em casos de princípios de incêndio. É neste projeto que o tipo de iluminação de emergência para prédios estará especificado e, a Come Fogo pode te ajudar nesta parte, já que também possui especialistas capazes de produzir este tipo de projeto. Fale com a gente agora mesmo!
O sistema de Iluminação de Emergência oferecido pela Come Fogo contém:
Agora que você já sabe o que é iluminação de emergência para prédios e como esta proteção se faz importante para o combate ao fogo, está na hora de proteger seu ambiente, não acha? Então, não perca tempo, conheça a Come Fogo, empresa de equipamentos contra incêndios que atua na cidade de Ribeirão Preto e também no Estado de São Paulo. Quer conhecer mais sobre iluminação de emergência para prédios? Entre em contato conosco através do WhatsApp ou preencha o formulário abaixo com sua dúvida e um de nossos especialistas irá falar com você.