Método bastante eficaz para combate a incêndio são as mangueiras de incêndio. São elas, inclusive, uma das mais populares para esse tipo de situação. No entanto, existem vários tipos de mangueiras de incêndio disponíveis no mercado e, neste conteúdo, a Come Fogo traz para você as principais características e modelos deste equipamento tão útil e necessário para o combate ao fogo.
Antes de começar falando sobre os tipos de mangueiras de incêndio, é importante contextualizar explicando o que é este equipamento.
A mangueira é, basicamente, um instrumento que canaliza e expele a água para controlar e apagar as chamas, com bastante pressão.
Mas, como existem diferentes modelos, umas podem apresentar mais pressão do que outras, tudo de acordo com a necessidade de uso.
Por isso, é preciso contar com um projeto de combate a incêndio que seja monitorado por uma empresa especializada, assim você saberá como optar pelo correto e garantirá, portanto, que os resultados sejam os melhores e mais seguros.
Finalmente chegamos ao ponto principal do texto. Afinal, quais são os tipos de mangueiras de incêndio?
Primeiro, vamos especificar que esse equipamento é classificado da seguinte forma:
Além disso, as mangueiras de incêndio também são encontradas em diâmetros e materiais de diversos tipos, pois atende várias necessidades e áreas de atuação, como por exemplo:
Tendo isso entendido, vamos aos 5 tipos de mangueiras de incêndio.
Este tipo de mangueira é o mais indicado para edifícios residenciais. Se você mora em um local desses, certamente já se deparou com esse equipamento. Sua pressão máxima é de 980 kPa (10 kgf/cm²).
Agora, quando estamos nos referindo a prédios comerciais e industriais, a mangueira tipo 2 é a que deve ser utilizada. Inclusive, o Corpo de Bombeiros também pode usá-la.
Sua pressão máxima de trabalho é de 1370 kPa (14kgf/cm²).
Dando sequência nos tipos de mangueiras de incêndio, as do tipo 3 também podem ser utilizadas pelo Corpo de Bombeiros e servem para locais que precisam de mais resistência à abrasão. Neste tipo, a mangueira oferece pressão máxima de 1470 kPa (15 kgf/cm²).
O tipo 4 é voltado para a área industrial, que precisa de mais força em casos de incêndio. Além disso, ela contém pressão máxima de trabalho de 1370 kPa (14kgf/cm²). Atente-se aos detalhes do seu projeto para sempre ter o melhor equipamento instalado.
Finalizando os tipos de mangueiras industriais, esta última de tipo 5 também é a mais adequada para áreas industriais, pois tem maior resistência a abrasão e superfícies quentes. Sua pressão máxima é de 1370 kPa (14kgf/cm²).
Leia também: Tipos de Equipamentos contra Incêndio
Este projeto é extremamente necessário em todas as instalações comerciais, industriais, prédios e locais de concentração de público, além dos edifícios residenciais.
Quem tem a responsabilidade de solicitar a elaboração de projeto de prevenção e combate a incêndio para que o imóvel se adeque às normas, é o proprietário, síndico ou empresa que está responsável pela administração do imóvel.
O não cumprimento das regulamentações estabelecidas pode acarretar multa, portanto é importante que o responsável esteja com atenção total em todos os detalhes estabelecidos.
Esse projeto deve ser elaborado por um profissional devidamente registrado no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
Não perca mais tempo buscando mangueiras de incêndio. Entre em contato agora mesmo com a equipe da Come Fogo, apresente o seu projeto a um de nossos especialistas ou faça o seu orçamento para ter um projeto inteirinho com a gente.
Preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado e fale com a Come Fogo agora mesmo.