Neste blog, a Come Fogo vai te explicar qual a importância das portas corta-fogo. Mas, antes de mais nada, é importante entender que este equipamento é fundamental e de grande importância no combate a incêndios.
As portas corta-fogo impedem a propagação das chamas, possibilitando assim, a fuga por meio das escadas de emergência e facilitam o acesso das equipes de socorristas e do corpo de bombeiros no local que tem a presença do fogo.
É importante entender que, segundo a NBR 11742, é proibida a utilização de calços ou outros obstáculos que impeçam o livre fechamento das portas corta-fogo, dispositivos estes que danificam a mola e impedindo o seu fechamento.
Essa Norma ainda aponta que a manutenção das portas corta-fogo deve ser mensal e semestral e precisa ser realizada pelo fabricante ou por empresas credenciadas.
Desde 1983, para todos os edifícios acima de 4 andares, as portas corta-fogo passaram a ser obrigatórias. Por isso, um prédio só obtém a liberação dos bombeiros para funcionar se instalar as portas da maneira correta, ou seja, se estiver em conformidade com o que exige a lei.
Essas portas são obrigatórias em algumas situações, como é o caso dos condomínios, sejam eles residenciais ou empresariais. Afinal, para que ele possa funcionar corretamente, precisa ter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o Laudo AVCB, confirmando que o prédio adota todos os procedimentos necessários de segurança, como por exemplo os extintores, as mangueiras de hidrantes e, inclusive, as portas corta-fogo.
De acordo com a ABNT 11742, as portas precisam ser instaladas em:
A ABNT 11742, classifica em 4 categorias as portas corta-fogo Isso porque tudo vai depender da capacidade de resistência ao fogo. Veja:
Além de seguir corretamente o que dizem as normas e também entender as classificações que são estipuladas para as portas corta-fogo, é importante estar por dentro sobre como funciona a manutenção deste equipamento tão importante.
No caso dos condomínios, o síndico deve ser o responsável pelo controle dessa manutenção. Se não for essa pessoa, a administradora do prédio ou do condomínio deverá tomar as providências e se encarregar disso..
A ABNT 11742, classifica que essas manutenções devem ser feitas mensalmente ou semestralmente e, a depender de cada caso e situação, devem seguir algumas regrinhas, por exemplo:
A Come Fogo é uma empresa especializada em equipamentos contra incêndios e possui departamento técnico de engenharia e manutenção, além do departamento comercial para o atendimento e esclarecimento de problemas e apresentação de soluções para as Empresas, Indústrias e Edificações.
Não fique mais procurando por portas corta-fogo, preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado e fale agora mesmo com nosso time de especialistas, tire suas dúvidas ou solicite seu orçamento.