Quais são os métodos de extinção do fogo?

É bastante importante saber quais são os métodos de extinção do fogo, principalmente se você tem uma empresa ou indústria com um sistema eficaz de prevenção e combate a incêndio instalado. Estes métodos são os processos racionais e altamente seguros que são utilizados com o intuito de controlar ou extinguir o fogo. 

Pressupõe-se que, quando há fogo, existem em proporções ideais o combustível, o comburente e o calor. Eles agem em uma cadeia e, com base nestes conhecimento, os métodos de extinção do fogo foram elaborados, através da conclusão de que ao se quebrar a reação em cadeia e isolando um dos elementos do fogo, a interrupção da combustão acontece.

Com este esclarecimento, vamos finalmente descobrir quais são os métodos de extinção do fogo.

Extinção por resfriamento

O método de extinção por resfriamento consiste na extinção do fogo, através da diminuição da temperatura e, consequentemente, do calor presente no local. O objetivo, no entanto, é fazer com que o combustível não gere mais gases e vapores e consiga, portanto, se apagar. Normalmente, o agente resfriador mais utilizado nestas ocasiões é a água. 

Extinção do fogo por abafamento

Neste método, o foco é impedir que o comburente permaneça em contato com o combustível num nível que provoque ainda mais combustão.

Para isso, são usados os mais variados materiais, desde que sejam adequados para impedir a entrada do oxigênio no fogo.

Extinção por isolamento 

Já o conceito de extinção por isolamento consiste basicamente em duas técnicas: a retirada do material que está queimando e a retirada do material que está próximo ao fogo. 

Extinção química

Este método é usado quando há a interrupção da reação em cadeia. O combustível, sob ação do calor, produz gases que combinados com o comburente formam uma mistura inflamável. Ao jogar nesta mistura agentes químicos para extinguir o fogo, há a formação de outra mistura não inflamável.

Entende-se, então, que este método de extinção do fogo não atua unicamente nos elementos do fogo, mas sim na cadeia de uma forma geral.

Quais são as classes de incêndio?

Continuando o assunto sobre quais são os métodos de extinção do fogo, é importante explicar que existem classes de incêndio e eles são classificados em quatro tipos, de acordo com as características dos seus combustíveis. 

Classe A 

A classe A caracteriza-se por fogo em materiais sólidos que queimam em superfície e profundidade e, após a queima, deixam resíduos, brasas e cinzas.

Este tipo de incêndio é extinto, principalmente, pelo método de resfriamento e, às vezes, por abafamento por meio de jato pulverizado. 

Classe B

Este tipo de incêndio é identificado, quando há fogo em combustíveis líquidos inflamáveis que queimam em superfície e, em seguida, não deixam resíduos.

Extinto pelo método de abafamento.

Classe C

Os incêndios de classe C são aqueles que têm fogo em materiais/equipamentos energizados. A extinção só pode ser realizada com agente extintor não-condutor de eletricidade, nunca com extintores de água ou espuma.

O primeiro passo a ser dado em um incêndio desta classificação é desligar o quadro de força, pois assim ele se tornará um incêndio de classe A ou B. 

Classe D 

Nesta classe o fogo atinge metais pirofóricos como, por exemplo: alumínio, antimônio e magnésio. Geralmente este tipo de incêndio é bastante difícil de ser contido, por isso o método de abafamento é o ideal. É importante ressaltar que nunca se deve utilizar extintores de água ou espuma para extinção de fogo do tipo D. 

Saiba mais sobre equipamentos para combate a incêndio

Agora você já sabe quais são os métodos de extinção do fogo e quais são as classificações dos incêndios, então lembre-se sempre de possuir equipamentos de alta qualidade para combater estes tipos de acidentes, caso eles aconteçam. 

Claro que ninguém deseja um incêndio, mas se isso ocorrer é sempre importante estar com os equipamentos devidamente regularizados e com a manutenção preventiva em dia. Para te ajudar com estas questões, a Come Fogo é o lugar certo. Com mais de 30 anos no mercado, os profissionais são altamente capacitados e possuem equipamentos de absoluta segurança e qualidade. 

A empresa possui ainda um departamento técnico de Engenharia e Manutenção, além de um departamento Comercial para o atendimento e esclarecimento de problemas e apresentação de soluções para as empresas, indústrias e edificações. 

Preencha o formulário abaixo ou entre em contato com os especialistas da Come Fogo através do botão do WhatsApp ao lado.

Fale com a gente!