Quer saber qual a importância de ter uma porta corta-fogo em sua edificação? Neste conteúdo vamos te explicar tudo sobre este equipamento de combate ao fogo e também sobre sua importância. 

Para as edificações, foram criadas série de normas contra incêndio que devem ser aplicadas e uma dessas medidas é a necessidade de portas corta-fogo, isto serve para todos os estabelecimentos que possuem grande movimentação, em edificações altas ou com muita área construída.

 

Fale Conosco

Qual o objetivo da porta corta-fogo?

Claro que para discutir sobre qual a importância de ter uma porta corta-fogo em sua edificação, é necessário saber o objetivo deste equipamento de combate ao fogo que passou a ser instalado na década de 80, com intuito de  impedir que o fogo ou a fumaça ultrapassem os ambientes, sendo possível, então, isolar a fumaça por cerca de noventa minutos.

O objetivo da porta corta-fogo ainda é impedir as chamas e o calor de invadirem o ambiente, o que dá maior tempo para que os ocupantes do estabelecimento evacuem o edifício com calma e segurança.

As portas corta-fogo são obrigatórias?

Desde 1983, para todos os edifícios acima de 4 andares, as portas corta-fogo passaram a ser obrigatórias. Por isso, um prédio só obtém a liberação dos bombeiros para funcionar se instalar as portas da maneira correta, ou seja, se estiver em conformidade com o que exige a lei.

Essas portas são obrigatórias em algumas situações, como é o caso dos condomínios, sejam eles residenciais ou empresariais. Afinal, para que ele possa funcionar corretamente, precisa ter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o Laudo AVCB, confirmando que o prédio adota todos os procedimentos necessários de segurança, como por exemplo os extintores, as mangueiras de hidrantes e, inclusive, as portas corta-fogo.

Por isto, é  fundamental que todo síndico, proprietário ou responsável pelo uso do imóvel tenha conhecimento das saídas de emergência e das escadas para evacuação do prédio em casos de necessidade.

Onde a aplicação da porta corta-fogo é necessária?

Saber qual a importância de ter uma porta corta-fogo em sua edificação também é entender sobre sua aplicação e onde ela pode ser feita. Diversos setores precisam deste equipamento de combate ao fogo, como por exemplo:

 

  • Apartamentos residenciais;
  • Edifícios comerciais;
  • Indústrias;
  • Depósitos;
  • Shoppings center;
  • Cinemas;
  • Teatros;
  • Casas de shows;
  • Boates;
  • Restaurantes;
  • Bares;
  • Hotéis.

O que diz a ABNT?

Outro detalhe importante a se conhecer quando o assunto é qual a importância de ter uma porta corta-fogo em sua edificação, é sobre o que diz a ABNT , a Associação Brasileira de Norma Técnica, que faz exigência sobre a porta corta-fogo ser colocada com três dobradiças e barras antipânico. 

É importante lembrar que não se deve colocar fechaduras nas portas nem trancá-las, isso impedirá a saída de emergência.

Como funciona a manutenção das portas corta-fogo?

Além de seguir corretamente o que dizem as normas e também entender as classificações que são estipuladas para as portas corta-fogo, é importante estar por dentro sobre como funciona a manutenção deste equipamento tão importante. 

No caso dos condomínios, o síndico deve ser o responsável pelo controle dessa manutenção. Se não for essa pessoa, a administradora do prédio ou do condomínio deverá tomar as providências e se encarregar disso..

A ABNT 11742, classifica que essas manutenções devem ser feitas mensalmente ou semestralmente e, a depender de cada caso e situação, devem seguir algumas regrinhas, por exemplo: 

Mensais: devem ser efetuadas verificações do funcionamento automático e desempenho de todos os acessórios (fechaduras, dispositivos antipânico, selecionadores e travas, etc.). Também deve ser efetuada limpeza dos alojadores de trincos, no piso e batentes, com remoção de resíduos e objetos estranhos que dificultem as atividades das partes móveis (dobradiças, fechaduras e trincos);

Semestrais: deve ser efetuada lubrificação de todas as partes móveis e verificada a legibilidade dos identificadores da porta, além de analisar as condições gerais do equipamento, quanto à pintura ou revestimento, e desgaste das partes móveis. Tem que ser providenciada, imediatamente, a regulagem ou substituição dos elementos que não estiverem em perfeitas condições de funcionamento.

Fale com a Come Fogo

A Come Fogo é uma empresa especializada em equipamentos contra incêndios e possui departamento técnico de engenharia e manutenção, além do departamento comercial para o atendimento e esclarecimento de problemas e apresentação de soluções para as Empresas, Indústrias e Edificações.

Não fique mais procurando saber qual a importância de ter uma porta corta-fogo em sua edificação, preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado e fale agora mesmo com nosso time de especialistas, tire suas dúvidas ou solicite seu orçamento.