Quer saber de uma vez por todas quais são os tipos de bombas de incêndio? Neste conteúdo, a Come Fogo te explica tudo sobre este equipamento de combate ao fogo, quais são os principais tipos, como escolher a melhor bomba de incêndio e para que servem. Está preparado? Leia este conteúdo até o fim para compreender tudo sobre os tipos de bombas de incêndio.
Antes de falarmos sobre os tipos de bombas de incêndio, é preciso que seja explicado de qual maneira você pode escolher o equipamento ideal, sem erros.
Primeiro, atente-se ao fato de que não importa o quão parecidas sejam as estruturas de estabelecimentos comerciais e residências, pois o que vale mesmo é que cada projeto é único e possui suas peculiaridades. Isto, portanto, precisa ser levado em consideração.
É de extrema importância, portanto, que a instalação de todo equipamento e/ou sistemas de combate a incêndio seja realizada e acompanhada por uma empresa especializada na área, como a Come Fogo, que há mais de 30 anos atua neste setor.
Sua dúvida é entender quais são os tipos de bombas de incêndio, mas você sabia que alguns detalhes precisam ser considerados antes de definir o tipo ideal deste equipamento para o seu ambiente?
Antes de definir o tipo de equipamento, é necessário realizar uma vistoria no local. Isso ajudará na identificação de vazão e pressão desejadas, assim como a rede elétrica à qual ela deve ser conectada e somente uma empresa com profissionais capacitados pode realizar este tipo de serviço.
Lembre-se da importância de que a pressão não seja alta quando apenas um hidrante for aberto e, ao mesmo tempo, não diminua bruscamente com a abertura de vários outros.
Chegamos ao tópico principal deste conteúdo que é apresentar os principais tipos de bombas de incêndio, agora que você já sabe o que se deve considerar na hora da escolha.
São dois os principais tipos, as bombas de incêndio com motor a combustão e as bombas elétricas.
Importante frisar que este é um dos tipos de bombas de incêndio que não pode ter motor de combustão a gasolina, isso porque existe baixa confiabilidade neste combustível e uma dificuldade na manutenção. Portanto, nestes casos, o modelo ideal é a diesel.
O armazenamento destes tipos de bombas de incêndio deve ser de 4 litros por HP de potência do motor.
Estes tipos de bombas de incêndio estão diretamente relacionadas com os hidrantes ou também com os sistemas de sprinklers e podem ser manuais ou automáticas.
As bombas de incêndio são, comumente, utilizadas como parte integrante dos sistemas de combate a incêndios, que contemplam hidrantes, redes de sprinklers e sistemas de espuma, por exemplo.
Estes equipamentos têm como função, bombear água de forma estável para tornar o combate às chamas ainda mais eficiente. Em casos de incêndio, a bomba é acionada após o sistema registrar uma queda de pressão. Isso quer dizer que, no momento em que um dos hidrantes for aberto, haverá grande queda de pressão e a bomba será acionada automaticamente.
Detalhe bastante importante é que existem sistemas de acionamento automatizados e sistemas de acionamento manual por meio de botoeiras liga e desliga.
É importante deixar claro que, para cada edificação, se faz necessário seguir um projeto técnico de incêndio que esteja previamente aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Neste projeto, é obrigatório constar o memorial de cálculo, estipulando a vazão e pressão da bomba.
Quer tirar mais dúvidas sobre os tipos de bombas de incêndio? Precisa de orçamento para este equipamento? Não perca mais tempo, preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado e fale com a equipe da Come Fogo, empresa de equipamentos contra incêndios que há mais de 30 anos atua no mercado, sempre com qualidade e credibilidade, proporcionando aos clientes segurança máxima.