Você sabe da importância do treinamento de incêndio para sua equipe? Muitos síndicos e responsáveis pela segurança de empresas, indústrias e fábricas buscam informações constantes sobre como e onde adquirir equipamentos de combate a incêndio.
No entanto, muitos se esquecem que sem possuir o treinamento de incêndio adequado, a existência de um extintor de incêndio, por exemplo, não é suficiente para o controle de um princípio do fogo.
Por isto, é primordial que todos tenham noção exata da importância do treinamento de incêndio para todos que atuam profissionalmente no local. Este tipo de treinamento tem por objetivo auxiliar na postura de ação diante de um incêndio e como realizar o uso de equipamentos de combate a incêndio básicos como os extintores de incêndio.
Durante um treinamento de incêndio, uma das coisas que a equipe aprende é manusear um dos principais equipamentos de combate ao fogo: o extintor.
Por isso, separamos algumas dicas de como manusear o extintor, em dois tipos diferentes. Por exemplo, se for o extintor com carga de pó e de água, os passos são os seguintes:
Extintor de incêndio com carga de pó e de água:
Agora, se o extintor de incêndio a ser utilizado for o recarregado com CO2, os passos, apesar de similares, possuem diferenças, principalmente no direcionamento a jato, pois, diferente do extintor de incêndio anterior, há diferença de acordo com a classe do incêndio. Por exemplo, se for um incêndio de classe B, o qual ocorre em superfícies com a queima de líquidos inflamáveis, graxas ou gases combustíveis, o jato deve ser direcionado a base do fogo com movimentos de varredura horizontal;
Mas, se o incêndio for de classe C, o qual ocorre com equipamentos elétricos (geradores, computadores, locais de energia elétrica, etc), o jato deve ser direcionado sobre as chamas, liberando a carga até que se forme uma névoa.
Dentre as vantagens do treinamento de incêndio estão aquelas da garantia de que as pessoas estarão preparadas para agir em uma situação de emergência. Elas saberão, por exemplo: