São vários os tipos de extintores e isso é fato, justamente porque existem diversos tipos de incêndios. Com isso, resolvemos preparar esse blogpost explicando porque cada tipo de incêndio deve ser apagado com um extintor diferente.
A resposta para esse questionamento é simples: como existem vários tipos de incêndios que podem ser provocados por substâncias diferentes, cada extintor é fabricado para uma especialidade, por isso, cada extintor é recomendado para combater um tipo específico de chama.
Isso acontece também para que o estrago na hora de conter o fogo não seja maior do que o próprio incêndio, afinal de contas alguns extintores podem fazer o efeito contrário se for utilizado da forma incorreta.
Pegamos como exemplo os extintores que funcionam à base de água, eles são eficazes para conter chamas em madeira ou papel, mas se utilizados em substâncias inflamáveis como a gasolina por exemplo, pode fazer com que esses líquidos sejam espalhados, levando, consequentemente, o incêndio para outros lugares.
Para entender porque cada tipo de incêndio deve ser apagado com um extintor diferente é importante conhecer cada um dos modelos existentes desses equipamentos, vamos lá?
Existem os Extintores CO2, ideais contra incêndios de classe B e C. Os extintores de água, por exemplo, são eficazes em casos de classificação A e os extintores de pó químico são recomendados contra incêndios de classe B. Existem ainda os extintores de espuma que são necessários em incêndios classificados como A e B. Existem ainda os extintores de pó químico, que atendem as classes A, B e C.
Mas que história é essa de incêndios de Classe A, B, C, D e K? Nós explicamos agora.
Na Come Fogo você vai encontrar todos os tipos de extintores de incêndio listados acima, mas antes é importante ficar atento em relação a classificação de cada um deles, para acabar de uma vez por todas com suas dúvidas em relação ao porque cada tipo de incêndio deve ser apagado com um extintor diferente. Entenda.
Os extintores Classe A são para incêndios causados por materiais sólidos com papel, madeira, tecidos, algodão e etc. Os de Classe B são para chamas causadas por materiais líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que venham a se tornar líquido. Exemplo dessas substâncias são: gasolina, querosene, graxas e etc.
Se o extintor for de Classe C é porque existe o envolvimento de equipamentos elétricos que estejam com energização, como são os casos de geradores de energia, cabos de força e transformadores por exemplo. Já os de Classe D são para incêndios com fogo causado por metais pirofóricos como o zinco, titânio, urânio e lítio. Os extintores categorizados na Classe K, são para incêndios que acontecem por incidência de óleo de cozinha e gorduras.
Agora que você já sabe porque cada tipo de incêndio deve ser apagado com um extintor diferente, está na hora de proteger sua empresa ou seu ambiente contra qualquer um desses tipos de incêndios.
Então, não perca tempo, conheça a Come Fogo, empresa de equipamentos contra incêndios que atua na cidade de Ribeirão Preto e também no Estado de São Paulo. Quer conhecer mais sobre os tipos de extintores de incêndio? Entre em contato conosco através do WhatsApp ou preencha o formulário abaixo com sua dúvida e um de nossos especialistas irá falar com você.